Rede-Comunidade aposta no fortalecimento do campo da inovação social

Com foco no território e na formação de agentes transformadores, iniciativa consolida sua atuação por meio do apoio metodológico e financeiro a grupos e coletivos geradores de impacto positivo.

Com 2019 na memória, a Rede-Comunidade de Inovação Social segue rumo a 2020. Ao longo do ano, diversos projetos deram vida e concretude ao nosso propósito: fomentar comunidades e promover a cocriação entre pessoas de diversas trajetórias, que, ao acionarem a inteligência coletiva, geram soluções de impacto positivo.

“Fazer parte da Rede está sendo muito importante. No começo a gente ficou meio receoso, porque não conhecíamos os outros grupos, como era o dia a dia de cada um. Mas tem sido ótimo porque tínhamos uma visão muito técnica, muito de dentro de âmbito arquitetônico. É sempre bom ter este conhecimento adquirido do compartilhamento. Os workshops tiveram também este papel de criar a ponto com os outros coletivos e organizações da rede”, relata Denis Oliveira de Souza Neves, do ArqCoop+.

Isabel Pato, coordenadora da Rede-Comunidade, complementa: “A articulação entre as três frentes trabalhadas pela Rede –  apoio aos grupos, ativação da comunidade e gestão do conhecimento – possibilita que os coletivos possam experimentar e testar soluções inovadoras, participar de uma rede ativa e conectada, e ainda dar maior visibilidade aos seus projetos, a partir de uma série de subsídios teóricos e metodológicos. Acreditamos que a inovação social acontece a partir da colaboração e é isso que fomentamos”.

Abaixo, elencamos as principais atividades realizadas pela Rede-Comunidade em 2019. Confira! 

:: Retrospectiva 2019 ::

#InovaZL: um lugar de conexão e criatividade, uma vivência de aprendizado e cocriação. Essa foi a proposta do projeto, que, em parceria com a Fundação Tide Setubal, selecionou, via edital, oito grupos de territórios periféricos de toda São Paulo, para participar de uma jornada de formações em inovação social. 

Ao todo foram oito meses de apoio metodológico com base no design thinking. Os grupos passaram por diversas etapas, como planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem e teste, sob orientação da Rede-Comunidade.

#ProjetoSolução: idealizado em 2016 por estudantes do Colégio Bandeirantes, que sentiam a necessidade de propor (e viver) ações de impacto social, fora da bolha e com espírito empreendedor, o projeto Solução reúne jovens do Band e de outras instituições escolares para aprender uma metodologia e colocar em prática, JUNTOS, ideias para resolver problemas de uma determinada comunidade. 

Em 2019, graças a uma parceria com o Instituto Jatobás, via apoio metodológico da Rede-Comunidade de Inovação Social, e com a organização Reflexões da Liberdade, o projeto Solução chegou à EMEF Eduardo Vaz Doutor, localizada em Embu das Artes.

Na busca por soluções que transformem o Programa Escola da Família, foram trabalhadas soluções para a escola Eduardo Vaz. Os jovens passaram por encontros, onde, orientados pela Rede-Comunidade, puderam experimentar a metodologia do design centrado no ser humano (Design Thinking): definição do desafio (entendimento do problema), pesquisa de empatia, com entrevistas com pessoas do entorno da EMEF (público-alvo), ideação para gerar soluções e muita troca. 

#RealizaCuesta: uma jornada de conexão, aprendizado, cocriação e mão na massa. Essa é a proposta do projeto, que selecionou, via edital, onze empreendimentos, dentre 70 inscritos, das cidades de Avaré, Botucatu, Bofete, Pardinho e São Manuel. 

Ao todo foram cerca de 4 meses de formações, onde foram trabalhadas desde as competências socioemocionais e as relações do indivíduo com o outro, até a prosperidade econômica do negócio, por meio de atividades práticas. Os empreendimentos selecionados passaram por diversas etapas, como mapeamento de perfis, planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem, teste, produção e revisão de plano e modelo de negócios.  Ao final do processo, foi realizado um evento de formatura, onde 4 empreendedores foram premiados com R$5.000,00.

#CircuitoDeInovação: com o objetivo de criar conexões entre os grupos participantes da Rede-Comunidade, o projeto realizou encontros presenciais na sede ou no campo de atuação de 3 grupos: Atêlie Cendira, Encrespados e AgroGym. A ideia era propiciar momentos de vivência e troca entre os grupos, seja por meio da apresentação da solução de cada um deles e compartilhamento de histórias e experiências, quanto pelo oferecimento de oficinas, rodas de conversa e programação cultural. 

#EditalPerifaSul: lançado no final de 2019, o edital selecionou 26 propostas da zona sul de São Paulo, que passarão por uma jornada de autoconhecimento, inovação e fortalecimento institucional em 2020. O primeiro encontro está programado para acontecer nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. 

#Engajamento e Mobilização

:: Agenda para 2020 :: 

O planejamento da Rede-Comunidade para o próximo ano está pautado nos aprendizados de 2019. Dentre as atividades previstas estão a manutenção do projeto Inova ZL, em  parceria com a Fundação Tide Setubal; a implantação do edital Atuação Perifasul, lançado no final do ano, em parceria com a Fundação ABH, Fundação Alphaville e Instituto Macambira; uma nova rodada da jornada Realiza Cuesta, em Pardinho; além de encontros presenciais e de cocriação entre todos os grupos participantes da Rede. 

“Vamos atuar no fortalecimento da nossa comunidade de projetos e coletivos, a partir de atividades de cocriação, com o objetivo de mobilizar e conectar cada vez mais pessoas e ideias para gerar impacto e inovação social”, explica Isabel.

As perspectivas para 2020 são motivadoras. “Nosso objetivo será promover a inovação social a partir de uma rede sólida e ativa, que incentive a troca de experiências, a ampliação do conhecimento e os serviços complementares. Para promover a colaboração e a cocriação, nosso foco estará nas parcerias e no fortalecimento da nossa rede comunidade”, complementa Ivani Tristan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades

Botão
Logo Jatobas

Instituto Jatobás

+55 11 3473-1441

Rua Salto, 70 - Paraíso - CEP 04001-130

São Paulo - SP - Brasil