Rede-Comunidade de Inovação Social e Fundação Tide Setubal realizam o primeiro encontro do InovaZL 2019, dando início ao apoio aos grupos selecionados.
Um lugar de conexão e criatividade, uma vivência de aprendizado e cocriação. Essa é a proposta do Inova ZL 2019, que selecionou, via edital, oito grupos de territórios periféricos de toda São Paulo, para participar de uma jornada de formações em inovação social.
O primeiro passo desse processo foi dado no dia 10/5, com uma rodada de boas-vindas, apresentação da metodologia, definição da agenda e visita mediada ao Galpão ZL – hub multiuso de cultura e cidadania, localizado no Jardim Lapena (São Miguel Paulista), que irá acolher os oito meses de workshops e residência do #InovaZL2019.
“O Galpão de Cultura e Cidadania existe desde 2006 e é amplamente utilizado pela comunidade do Jardim Lapena. Em 2019, além da reforma do espaço físico, fizemos uma grande reflexão sobre o modelo de gestão e atividades do que se torna hoje o Galpão ZL. A ideia é que ele seja um hub de inovação e criatividade, onde moradoras e moradores, coletivos e organizações que atuam em territórios periféricos, e os participantes dos oito grupos selecionados pelo edital possam cocriar, se conectar, colaborar e trabalhar em rede”, conta Greta Salvi, coordenadora da Fundação Tide Setubal.
Os coletivos do Inova ZL 2019 serão os primeiros residentes do local que conta com Ponto de Leitura, espaço de coworking e convivência, sala de reuniões compartilhada, auditório, cozinha coletiva e até churrasqueira.