Como Atuamos

Desenvolvemos nossa atuação com um objetivo principal: alcançar o bem-comum – um sistema social com paradigmas orientados ao ecossistema, onde o ser humano passa a integrar um sistema complexo.

teoria_mundaca_rede

Metodologia

Colocar as pessoas nos centro das decisões é um dos pontos de partida da inovação social. Somente assim podemos gerar soluções que realmente impactam suas vidas. Para isso, aplicamos metodologia baseada no Design Centrado no Ser Humano, implantada a partir de três diretrizes:

empatia

Empatia

Processo de escuta e ação empática, no qual toda solução é baseada no entendimento profundo da necessidade do público-alvo.

colaboracao

Colaboração

Processo coletivo e em cocriação com os diferentes pontos de vista.

experimentacao

Experimentação

Processo de experimentação, prototipagem e teste, no qual errar e aprender rapidamente com o erro é permitido.

Como funciona a Rede-Comunidade na prática?

 

1. Apoio aos grupos:

Oferecemos duas formas de apoio: via convocatória de projetos (apoio com metodologia desenvolvida pela Rede-Comunidade + investimento financeiro) ou apoio metodológico, sem aporte financeiro.

Rede-Comunidade + investimento financeiro) ou apoio metodológico, sem aporte financeiro.

Os grupos selecionados via convocatória percorrem todas as etapas da metodologia proposta pela Rede: (1) entendimento do problema e delineação dos desafios; (2) Pesquisa em profundidade, com base na empatia, observação e vivência da experiência; (3) Elaboração do ponto de vista, com explicitação das necessidades e insights do público-alvo; (4) Ideação; (5) Prototipagem e testes. Além do suporte metodológico, os grupos recebem um investimento semente para viabilizar a realização do protótipo.

As organizações ou coletivos apoiados pela Rede-Comunidade contam, também, com orientação estratégica, gestão e formalização organizacional, gestão de projetos, captação de recursos e comunicação. Ou podem ainda participar dos eventos de mobilização promovidos pela Rede-Comunidade, que tem por objetivo a geração de soluções inovadoras em um curto período de tempo.

2. Animação da Rede

Durante todo o processo de mentoria, os grupos constroem conexões e integram ampla estrutura de rede, distribuída e fortemente conectada, com o objetivo de unir esforços e gerar maior valor social. Para fortalecer a conexão, são realizadas feiras de projetos, circuitos temáticos e espirais de conhecimento.

3. Gestão do Conhecimento

Visando ampliar o alcance da Rede-Comunidade, sistematizamos e divulgamos as experiências, aprendizados e conhecimento gerados durante todo o processo de mentoria com os grupos, por meio dos nossos canais de comunicação e da realização de fóruns e seminários.

Receba as novidades

Botão
Logo Jatobas

Instituto Jatobás

+55 11 3473-1441

Rua Salto, 70 - Paraíso - CEP 04001-130

São Paulo - SP - Brasil