Coletivos da Rede-Comunidade visitam Galpão ZL

Rede-Comunidade de Inovação Social e Fundação Tide Setubal realizam o primeiro encontro do InovaZL 2019, dando início ao apoio aos grupos selecionados.

Um lugar de conexão e criatividade, uma vivência de aprendizado e cocriação. Essa é a proposta do Inova ZL 2019, que selecionou, via edital, oito grupos de territórios periféricos de toda São Paulo, para participar de uma jornada de formações em inovação social.

O primeiro passo desse processo foi dado no dia 10/5, com uma rodada de boas-vindas, apresentação da metodologia, definição da agenda e visita mediada ao Galpão ZL – hub multiuso de cultura e cidadania, localizado no Jardim Lapena (São Miguel Paulista), que irá acolher os oito meses de workshops e residência do #InovaZL2019.

“O Galpão de Cultura e Cidadania existe desde 2006 e é amplamente utilizado pela comunidade do Jardim Lapena. Em 2019, além da reforma do espaço físico, fizemos uma grande reflexão sobre o modelo de gestão e atividades do que se torna hoje o Galpão ZL. A ideia é que ele seja um hub de inovação e criatividade, onde moradoras e moradores, coletivos e organizações que atuam em territórios periféricos, e os participantes dos oito grupos selecionados pelo edital possam cocriar, se conectar, colaborar e trabalhar em rede”, conta Greta Salvi, coordenadora da Fundação Tide Setubal.

Os coletivos do Inova ZL 2019 serão os primeiros residentes do local que conta com Ponto de Leitura, espaço de coworking e convivência, sala de reuniões compartilhada, auditório, cozinha coletiva e até churrasqueira.

:: Jornada Rede-Comunidade ::

Ao todo serão seis meses de apoio metodológico com base no design thinking. Os grupos passarão por diversas etapas, como planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem e teste, sob orientação da Rede-Comunidade (contaremos cada uma delas por aqui!).

“A ideia das mentorias é que os grupos possam revisitar as propostas enviadas via edital, com o objetivo de redesenhá-las ou retrabalhá-las. Todas e todos irão passar pela jornada proposta pela metodologia do design centrado no ser humano, que olha para as ideias a partir de um entendimento profundo para o problema que se quer resolver, em diálogo constante e empático com o público que se pretende atingir com as soluções propostas”, explica Isabel Pato, coordenadora da Rede-Comunidade.

Além das formações e residência no Galpão ZL, os grupos terão a oportunidade de apresentar as soluções criadas ou melhoradas ao longo da jornada em uma feira de projetos, com a presença de financiadores e parceiros.

:: Acompanhe os grupos ::

Arqcoop +: cooperativa de arquitetos e arquitetas que trabalha com projetos de habitação popular na
Zona Leste.
>> fb.com/arqcoopmais/
>> instagram: @arqcoopmais

Wilifa: incubadora cultural que visa descobrir talentos na quebrada, dar visibilidade aos mesmos, tornando-os protagonistas.
>> fb.com/wilifa
>> instagram: @wilifa.br

Meninas Mahin: buscam fortalecer o empreendedorismo da mulher preta e contribuir no combate das desigualdades raciais. Atuam com produção e organização da Feira Afro Meninas Mahin.
>> fb.com/coletivomeninasmahin/
>> instagram: @coletivomeninasmahin

DIVERSIFIX: grupo da zona leste que quer desenvolver uma aplicação para facilitar conexão entre iniciativas de diversidade e inclusão e empresas (tornar o mercado de trabalho mais inclusivo).
>> http://diversifix.co/

MPR Reciclagem: representada pelo Mauro, a micro empresa incentiva a reciclagem, por meio de ações de coleta residencial de materiais recicláveis e premiações.

É bom de ver, cidade!: coletivo que utiliza ferramentas de gamificação e metodologias de educação autodirigida, no processo de engajamento da juventude da Zona Leste.

Mulheres Urbanas: coletivo de arte urbana, autossustentável, que atua no Itaim Paulista , na Zona Leste da capital.

O que você quer ser?: grupo de jovens da zona sul que auxiliam outros jovens a ingressar no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades

Botão
Logo Jatobas

Instituto Jatobás

+55 11 3473-1441

Rua Salto, 70 - Paraíso - CEP 04001-130

São Paulo - SP - Brasil