10 dicas de como bombar a divulgação do seu projeto

Saiba o que rolou na Espiral de Conhecimento de setembro. 😉

Está perdida(o)? Não sabe por onde começar e o que fazer para comunicar e divulgar o seu projeto? Pensando nisso, a Rede Comunidade de Inovação Social organizou uma live sobre as principais ferramentas e estratégias de comunicação, com a presença de Aline Santos, do Instituto Jatobás.

Assista na íntegra ou confira o resumão que preparamos para você ler no ônibus. 😉

Dicas de ouro da Aline ❤:

1. Comunicação é sobre relação e empatia: interaja, converse e escute ativamente o seu público.

2. Pessoas se conectam com pessoas e com causas, não com organizações.

3. Faça um diagnóstico da sua comunicação: quais os canais que você já usa, quem é seu público, por onde seu público se informa, como a sua organização comunica o seu propósito?

4. Siga o mantra: o óbvio não existe, o óbvio não existe. Lembre-se de que seu público é composto por pessoas, e pessoas aprendem e assimilam a informação de forma diferente uma das outras.

5. Todo mundo não é todo mundo. Construa a sua comunicação com base em cada público que você identificar. Pense em cada um dos públicos que você tem (comunidade, financiadores, interno etc) e segmente a sua mensagem.

6. Construa a sua mensagem/post/texto com os olhos do seu público: pelo que as pessoas que se conectam com o meu projeto se interessam, qual a idade, como se comunicam, onde vivem, como vivem, do que se alimentam?

7. Fure a bolha! Quer que mais pessoas se conectem com a sua causa? Pesquise, observe e interaja com a multiplicidade de posicionamentos. Se interesse por pessoas, não por suas opiniões.

8. Traga a “diferença” para o centro da sua comunicação. Use imagens que traduzam a diversidade de gênero, raça, etnias, corpos, orientação sexual. Seja inclusivo e equalitário.

9. Na hora de produzir um post, lembre-se: textos curtos, abuse de imagens (com pouco texto, pelo amor da deusa!), use diferentes formatos de conteúdo (áudio, vídeo, imagem, infográfico), crie “iscas” de interesse para as pessoas (a informação principal deve estar em primeiro lugar, sempre!), convide seu público para ação.

10. Ao comunicar (ou vender) seu projeto ou ideia para um investidor, seja sintético e objetivo: por que, como, quais resultados, quais histórias e evidências comprovam tais o seu impacto. Ah, e faça uma apresentação visualmente bonita! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades

Botão
Logo Jatobas

Instituto Jatobás

+55 11 3473-1441

Rua Salto, 70 - Paraíso - CEP 04001-130

São Paulo - SP - Brasil